Palavra Pastoral

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado
Efésios 4:11-12

Quem me serve, siga-me!

          Amados, estamos vivendo tempos difíceis, trabalhosos, os últimos dos últimos dias. Tudo nos mostra que Cristo está voltando. Os sinais se cumprem, de tal forma, que gera a convicção da iminente volta do Senhor.
          Jesus, no sermão profético, disse: “Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho de homem”, Lucas 17.26. Conforme a narrativa, o povo vivia comendo, bebendo, casando-se, até o dia em que Noé entrou na arca. Então, veio o dilúvio, e destruiu a todos. De igual modo, nos dias de Ló as pessoas estavam comendo, bebendo, comprando, vendendo, plantando e construindo, até que o justo Ló, juntamente com sua família saíram de Sodoma. E, quando eles deixaram a cidade, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. O Senhor avisou: “Assim, acontecerá no dia em que o Filho do homem for revelado”.
          Jesus afirma que o povo pereceu porque não percebeu, até que veio o diluvio, e reafirma que será assim novamente, por ocasião da sua vinda, Mateus 24.39. O Mestre exorta a todos: “Vigiem porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor”. Ele lembra, que se o dono da casa soubesse a que hora da noite viria o ladrão, ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Precisamos estar preparados, porque Jesus retornará numa hora em que menos esperamos. Trabalhemos, sejamos frutíferos, mas estejamos focados na intimidade e comunhão com Deus. Ele não nos quer apenas como servos, a vontade dele é que sejamos seus amigos, João 15.15.
          A felicidade dos que servem a Deus encontra-se no fato de estarem preparados, santificados e seguindo nas pisadas do seu Mestre. Ouçamos a voz do Rei dos reis e Senhor dos senhores, que continua ecoando: “Quem me serve, siga-me”! Façamos a sua vontade, sigamos nas sua pisadas, enquanto servimos.

          A diferença entre servir e seguir é perceptível nos ensinamentos de Jesus em Mateus 7.21-23. Ele diz que muitos dirão naquele dia, nós profetizamos, expulsamos demônios e fizemos muitas maravilhas, enfim, um relatório dos serviços. Então, Jesus lhes dirá: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade, isto é, que não me seguistes, nem fizestes a vontade de meu Pai. A obediência é melhor que o serviço, ser seguidor é melhor que ser servidor. Sigamos, sendo agradáveis ao Senhor e sirvamos, frutificando em toda boa obra.

Pr. Djalma Silva